Conselhos Úteis

Sismos

Um sismo é um fenómeno natural resultante de uma rotura mais ou menos violenta no interior da crosta terrestre, correspondendo à libertação de uma grande quantidade de energia, e que provoca vibrações que se transmitem a uma vasta área circundante.

Consulte as medidas de auto-proteção em caso de sismos aqui

Cheias

As cheias são fenómenos naturais extremos e temporários, provocados por precipitações moderadas e permanentes ou por precipitações repentinas e de elevada intensidade. Este excesso de precipitação faz aumentar o caudal dos cursos de água, originando o extravase do leito normal e a inundação das margens e áreas circunvizinhas.

Conheça as medidas de auto-proteção em caso de cheias aqui

Vagas de frio

Uma vaga de frio é produzida por uma massa de ar frio e geralmente seco que se desenvolve sobre uma área continental. Considera-se vaga de frio sempre que pelo menos em seis dias consecutivos a temperatura máxima diária seja inferior a 5.ºC, ou mais, ao valor normal para a época.

Conheça as medidas de auto-proteção em caso de vagas de frio aqui

Ondas de calor

Uma onda de calor, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), “ocorre quando num intervalo de pelo menos seis dias consecutivos a temperatura máxima diária é superior em 5ºC ao valor médio diário no período de referência” (IM).

Conheça as medidas de auto-proteção em caso de ondas de calor em http://www.proteccaocivil.pt/RiscosVulnerabilidades/RiscosNaturais/OndasCalor/Pages/MedidasdeAutoproteccao.aspx

Incêndios Florestais

Os incêndios florestais são das catástrofes naturais mais graves em Portugal, não só pela elevada frequência com que ocorrem e extensão que alcançam, como pelos efeitos destrutivos que causam. Para além dos prejuízos económicos e ambientais, podem constituir uma fonte de perigo para as populações e bens.

Conheça as medidas de auto-proteção em casos de incêndios florestais em http://www.proteccaocivil.pt/RiscosVulnerabilidades/RiscosNaturais/IncendiosFlorestais/Pages/MedidasdeAutoproteccao.aspx

Trovoadas

São muitos os fenómenos que ocorrem no meio de uma tempestade. Uma das suas manifestações mais destrutivas e ameaçadoras é a descarga eléctrica, designada por relâmpago. As tempestades onde se desenvolvem este tipo de fenómeno, geralmente de curta duração, são denominadas trovoadas.

Conheça as medidas de auto-proteção em caso de trovoada em http://www.proteccaocivil.pt/RiscosVulnerabilidades/RiscosNaturais/Trovoadas/Pages/MedidasdeAutoproteccao.aspx

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s