Rugby – Apadrinhar uma criança

O Rugby na Alta de Lisboa é um projeto de cariz social que nasceu em 2009 na Alta de Lisboa (freguesias do Lumiar e Santa Clara) um território com cerca de 32.000 habitantes, muitos dos quais com origem no Plano Especial de Realojamento (PER) de antigos bairros de barracas como são exemplo a Musgueira ou a Quinta Grande.

O Rugby na Alta de Lisboa nasceu no ano de 2009, tendo desde então sofrido algumas alterações, mas mantendo sempre o seu objectivo inicial de ocupação dos tempos livres e integração social de crianças, através da prática de uma modalidade desportiva diferente, rica pelos valores pessoais e sociais que transmite.

O rugby é uma modalidade de enorme carácter educativo, por transmitir valores que contribuem para um desenvolvimento pessoal estruturado, como são exemplos a cooperação, espírito de equipa, lealdade, disciplina, auto-estima, desportivismo, atitude e dedicação.

O Rugby na Alta de Lisboa proporciona quarto vezes por semana, de segunda a quinta feira, treinos para crianças/jovens, dos 6 aos 18 anos, rapazes e raparigas, distribuídos de acordo com os escalões etários. Os treinos realizam-se no Complexo Desportivo do Alto do Lumiar.

Aos treinos desportivos está ainda associada uma componente pedagógica, colocada em prática numa sala de apoio ao estudo com o objectivo de auxiliar à melhoria do desempenho escolar e a contribuir para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos atletas.

De modo a financiar este projecto a ARAL lança um Projecto de Apadrinhamento permitindo que qualquer pessoa ou organização possa contribuir.

O Apadrinhamento do Rugby consiste em proporcionar às crianças condições para participarem nesta modalidade e transmitir os valores inerentes à prática: solidariedade, espírito de equipa, respeito e união

As dificuldades com as quais as crianças se defrontam diariamente para poderem aceder a novas oportunidades e modalidades que lhes permita aspirar um desenvolvimento saudável equilibrado e seguro serão suprimidas através das diferentes valências proporcionadas pela contribuição monetária dos padrinhos.

Graças a essa contribuição, a ARAL poderá assegurar a cobertura dos gastos como as mensalidades, a formação, o equipamento (calçado, vestuário),  material escolar para a sala de estudo, o apoio extra-escolar, a promoção da formação humana, consultas médicas que assegurem o desenvolvimento destas crianças, deslocações a torneios, etc. Contribuindo assim para uma melhor integração social destas crianças e jovens no contexto escolar tornando possível um futuro mais risonho

Posso apadrinhar mais do que uma criança?

Sim, não há limites para o número de crianças apadrinhadas.

Para que serve o meu apadrinhamento?

O valor de apadrinhamento consiste no valor da mensalidade para participação nas nossas actividades. Nesse sentido, as mensalidades servem para suportar o funcionamento do projecto: formadores, treinadores, sala de apoio ao estudo, equipamentos, apoio psicológico, deslocações, etc

Com quanto é que o padrinho contribui?

Contribui com 20 euros mensais.

Existem várias formas de pagamento?

Sim, pode contribuir mensal, trimestral, semestral ou anualmente.

Não consigo sozinho/a suportar o apadrinhamento, o que posso fazer?

Pode apadrinhar uma criança com o valor que estiver ao seu alcance. Pode igualmente organizar um grupo (amigos, familiares, colegas, etc) e o contributo de todos resultar no apadrinhamento de uma criança

Quanto tempo dura o apadrinhamento?

Para que seja sustentável convidamos os padrinhos a um compromisso de 1 ano. No entanto pode contactar-nos para estudar outros períodos.

Quero ajudar mas não posso assumir um compromisso como este, existem alternativas?

Sim, pode fazer um donativo pontual sempre que quiser. Todos os contributos são bem-vindos!

Convidamos desde já a contribuir para que as crianças tenham esta oportunidade.

Todas as contribuições são bem-vindas, seja o apadrinhamento total de uma criança ou um contributo mais pequeno.

Os dados de  NIB/IBAN da ARAL são os seguintes:

Associação de Residentes do Alto do Lumiar

BPI – IBAN – 0010 0000 38335490001 70

Para qualquer outra questão não hesite em contactar-nos.