Áreas de interesse

A ARAL, de acordo com a sua missão, define como principais áreas de acção a educação, desporto, urbanismo (nas vertentes de transportes, segurança e espaços verdes e ambiente), cultura e tempos livres, comércio, cidadania e qualidade de vida.

URBANISMO
O PUAL – Plano Urbanístico da Alta de Lisboa – prevê uma urbanização moderna e adaptada às exigências da vida actual. A ARAL considera essencial a clarificação espacial de todo o território do PUAL permitindo a apropriação e identificação do Bairro por parte dos residentes, nomeadamente na defesa da estrutura característica dos edifícios.

Por outro lado, é essencial o acompanhamento da implementação do Plano da Rede Viária que permita um acesso mais facilitado à zona da Alta de Lisboa e a resolução dos problemas de trânsito.

ESPAÇOS VERDES & AMBIENTE
A ARAL defende a permanente e continuada manutenção dos espaços verdes (nomeadamente a Quinta das Conchas e dos Lilazes e o Parque Oeste) e a recuperação e manutenção de outros espaços, nomeadamente zonas expetantes, espaços verdes e equipamentos públicos junto ao edificado, que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da Alta de Lisboa.
Para tal, a ARAL propõe-se a promover políticas e ações de sensibilização para a correta utilização e pequenas intervenções locais.

SEGURANÇA
A segurança de pessoas e bens é uma das preocupações identificada pelos residentes e como tal da ARAL. Pretende sensibilizar as entidades públicas, nomeadamente PSP e Polícia Municipal, para um maior policiamento. Incentivamos uma maior aproximação entre as forças públicas de segurança e os moradores para um policiamento de proximidade e adequado às verdadeiras necessidades.

EDUCAÇÃO, DESPORTO, CULTURA E ARTES
A zona de intervenção da ARAL engloba uma população muito heterogénea, com diferentes interesses e culturas. Tendo em atenção este facto a ARAL propõe-se a promover atividades educativas, desportivas, culturais e artísticas no respeito por esta diversidade, que contribuam para um aumento das competências, permitindo o usufruto de maiores oportunidades de desenvolvimento e de crescimento de um sentimento de pertença em relação ao território onde residem e que partilham.

COMÉRCIO
A ARAL apoia a fixação do comércio enquanto factor de integração e atratividade local,  pretendendo potenciar o consumo de serviços e bens junto das entidades comerciais da Alta de Lisboa, incentivando ao consumo local e ao seu desenvolvimento, criando uma maior circulação no bairro e apropriação do espaço público.

CIDADANIA & QUALIDADE DE VIDA
A ARAL inclui sempre nas suas atividades a preocupação por questões de cidadania sensibilizando para a participação, empenho e preservação dos espaços e equipamentos comuns.
Com o aumento constante da população residente têm vindo a ser necessárias acções de sensibilização e pequenas intervenções, nas quais temos participado, para a correta utilização e boas práticas no espaço público.
A consciência de comunidade implica uma constante atenção para temas como a toxicodependência, alcoolismo, saúde e ecologia.