ARAL presente na Assembleia de Freguesia do Lumiar

A ARAL esteve presente na 9.ª Reunião (ordinária) da Assembleia de Freguesia do Lumiar do quadriénio 2013-2017 que se realizou no passado dia 16 de Setembro e, durante o período de intervenções reservado ao público, apresentou uma série de questões e problemas relativamente à zona da Alta de Lisboa.

  • Passadeira e sinalização vertical na EB23 Alto do Lumiar (antiga D. José I)

A ARAL alertou para a falta de uma placa de sinalização “ESCOLA”, no sentido descendente da Av. Carlos Paredes e uma placa pequena e pouco visível no sentido contrário. Foi sugerido por parte da ARAL a colocação de sinalização idêntica à usada no Colégio São João de Brito, sinais amarelos, com maior dimensão com indicação de velocidade 40 km/h.

O Sr. Presidente da Junta tomou nota do assunto e assinalou a necessidade de encontrar, com a urgência devida, uma solução para controlar a velocidade excessiva com que se circula em frente à escola, visto que os redutores de velocidade actuais não são adequados.

  • Blocos de Fibrocimento nos blocos PER da Rua Luís Piçarra, Rua Tomás del Negro, Alameda da Música e Rua José Cardoso Pires

Embora sendo da responsabilidade da GEBALIS, a ARAL alertou e pediu a intervenção da Junta para interceder junto da referida empresa, de modo a resolver o problema das placas de fibrocimento destruídas que revestem as fachadas dos referidos edifícios. Foi feito um alerta de que o estado das fachadas representam não só um elevado perigo, mas são um factor de segregação entre a população de venda livre e PER.

O Sr. Presidente anunciou que lhe foi comunicado que a GEBALIS irá proceder à resolução do problema, num curto espaço de tempo (sem referir qual).

  • Limpeza nas Ruas do Bairro da Cruz Vermelha e Alameda da Música

A ARAL referiu que impacto da transferência dos serviços de limpeza da C.M.L para a Freguesia do Lumiar não se fez sentir tão negativamente como aconteceu noutras freguesias da cidade, mas de todas as formas, assinalámos que a frequência das limpezas em determinadas zonas do Bairro da Cruz Vermelha não era a mesma que noutras zonas da Alta de Lisboa, o mesmo se passando em relação à Alameda da Música.

O Sr. Presidente da Junta não faz referência ao Bairro da Cruz Vermelha, mas quanto à Alameda da Música, disse que é um problema que não tem exclusivamente a ver com a divisão de limpeza, mas igualmente com os espaços verdes. Disse ainda que iria reunir brevemente com a AVAAL, para que essa associação tratasse da manutenção da referida Alameda.

  • Posição do Executivo da Junta de Freguesia em relação à construção dos Campos de Rugby no Parque Urbano Sul

Face à posição da C.M.L. de fazer, sistematicamente, o que bem entende dos projectos vencedores dos orçamentos participativos (desvirtuando-os e usando-os de acordo com os seu interesses), questionámos a Junta se partilhava da posição da C.M.L. sobre os campos de Rugby na Alta de Lisboa , vencedores do Orçamento participativo Edição 2010/12 .

O Sr. Presidente da Junta, tal como a ARAL, não tem dúvidas quando ao local votado no Orçamento Participativo (Parque Urbano Sul na Alta de Lisboa) e mais disse, que os custo relacionados com os problemas de drenagem, evocados pela C.M.L. para a deslocalização do Campo de Rugby , não são justificados.

  • Segurança – Policiamento apeado por parte da PSP

A ARAL referiu que o Policiamento apeado feito pela PSP, que existiu durante 2 anos, tinha acabado na Alta de Lisboa.

O Sr. Presidente da Junta confirmou que, com o encerramento da Esquadra 44, houve necessidade de proceder ao reordenamento das zonas de patrulhamento no território. Neste momento, a Zona da Quinta do Lambert/Parque Europa é patrulhada pela Esquadra 19 de Telheiras, e o território da 41ª Esquadra (Cruz Vermelha) tinha sido alargado, sem haver aumento de efectivos

 

No final, a ARAL agradeceu o apoio da Junta de Freguesia do Lumiar ao Campo de Férias, que realizámos durante o mês de Agosto e que contou com 80 crianças.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s