Rugby na Alta de Lisboa: Balanço de Atividades da Sala de Estudo

Durante este ano letivo, no âmbito do projeto Rugby na Alta de Lisboa, foram desenvolvidas várias atividades que aliaram à componente Desportiva uma vertente Psicopedagógica. Num contexto educacional e de forma lúdica, as atividades ocorreram na sala de apoio ao estudo, ao ar livre, na escola, nos treinos desportivos e em convívios/torneios.

salaE2

Para nós, o Rugby é uma escola de vida, na qual são transmitidas não apenas as técnicas e as tácticas, mas também os valores pessoais e sociais indispensáveis à formação dos nossos atletas. Assim, aliámos as várias componentes exercitando a mente e praticando desporto. 

Pela sala de apoio ao estudo passaram mais de 74 crianças e adolescentes. Todas as atividades foram operacionalizadas por dois psicólogos em estágio curricular: Semião Contente, mestrando em Psicologia da Educação e da Orientação, e Filipa Gagueija mestranda em Psicologia Social e Comunitária). Todas as semanas vários voluntários individuais, um grupo de alunos provenientes do Colégio S. João de Brito e outros Estagiários e Colaboradores da ARAL deram o seu contributo. A supervisão e coordenação esteve a cabo da Psicóloga Bárbara Oliveira (Coordenadora Pedagógica do Projeto) e a ligação com a modalidade feita pelo Treinador Afonso Nogueira (Coordenador Técnico do Projeto), Sofia Teixeira, Rita Ferreira e Ednilson Ceita (Treinadores Sub 8. Sub 10 e Sub12), José Maria Duarte (Monitor Voluntário), por outros treinadores voluntários (Pedro Carita, Diogo Amara, Helena Costa, Terry Martins) bem como por algumas mães voluntárias (Rute Ricardo e Paula Lage).

As várias atividades tiveram como objetivo estimular e ativar competências, criar e aproveitar recursos e/ou energias, construir e desenvolver, potenciar e praticar! Durante oito sábados teve lugar o Workshop S.O.S. Estudo, onde os participantes tiveram a oportunidade de ganhar autonomia sobre o seu estudo académico e aprender a aprender. Pudemos testemunhar vários sucessos, realizar vários trabalhos, descobrir novos saberes e habilidades, desfrutar de vários convívios, treinos, jogos, atividades, dinâmicas de grupo, etc… 

O trabalho desenvolvido neste projeto apresentou muitos resultados. Uns são visíveis, outros nem tanto, uns são quantificáveis ou qualificáveis, outros são materiais ou imateriais… Destacamos a evolução muito positiva de todos os atletas, quer ao nível das competências pessoais (motoras, cognitivas, emocionais e sociais) como das desportivas, e o facto de a grande maioria dos nossos atletas ter atingido o sucesso escolar.

Captura de ecrã 2014-07-20, às 15.31.02

A percentagem de atletas que obtiveram sucesso escolar, foi:
1º ciclo = 78%
2º ciclo = 50%
Acima do 2º ciclo= 80%.
Podemos afirmar que mais de 74% dos nossos atletas transitaram de ano!

 

A todos, os nossos parabéns! Contamos convosco na próxima época!

cartaz_workshop21-desafio-Querer e poder01salaE1 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s