Escola da Comunidade: O terminar de um Projeto

Image

Fechamos ontem um ciclo ao qual tanto nos dedicámos nos últimos 4 anos, o Projeto Escola da Comunidade, do qual a ARAL foi entidade executora, juntamente com a entidade promotora APEAL.

Desde o ano lectivo 2009/2010, quando nos foi co-endereçado um convite por parte do K’Cidade, que marcámos presença nas Escolas Padre Rocha e Melo e Dr. Nuno Cordeiro Ferreira com as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e Componentes de Apoio à Família (CAF). Abraçámos o desafio com todas as nossas forças, demos o nosso melhor e conquistámos alunos e pais com um Projeto em que o centro das atenções foi sempre a Criança e o seu desenvolvimento equilibrado e feliz.

Formámos equipas de Professores e Monitores coesas e com uma excelente capacidade de trabalho… Ensinámos inglês, a pintar, a dançar, a fazer teatro, a jogar futebol, basquetebol, andebol… fizemos marchas populares infantis, brincámos, rimos e jogámos juntos. Melhorámos as relações com as Escolas, reinventamos as AEC e as CAF adaptando-as ao território, integrámos atividades comunitárias nos nossos planos de atividades, abrimos as Escolas à Comunidade e alertamos a Comunidade para as atividades das Escolas.

Agora nos despedimos, chegando o projeto ao final da linha, devido às novas orientações legislativas e à decisão da entidade promotora das AEC e CAF, a Escola da Comunidade nasceu, cresceu e termina agora. A ARAL sai com tristeza, mas ciente do seu bom trabalho, sentimo-nos realizados e com o sentimento de missão cumprida… o nosso trabalho deixou uma marca nas Escolas, nos pais e nos alunos com quem convivemos nestes 4 anos.

Na realidade consideramos esta somente como uma despedida do projeto, pois continuamos a trabalhar no território, continuamos a marcar presença nas Escolas com outros projetos e cruzar-nos-emos aqui ou ali com todos aqueles com quem, ao longo dos últimos 4 anos, desenvolvemos trabalho na Escola da Comunidade… aliás são estas, as relações que construímos, aquelas que para sempre ficarão!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s