Bairro de Letras convida KALAF

A ARAL e o Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar têm o prazer de convidar Kalaf Angelo, músico, cronista e editor discográfico, para fazer uma apresentação do seu primeiro livro “Estórias de Amor para meninos de cor”, para os alunos do 9º ano e CEF´s da Escola D. José I, na Alta de Lisboa.

Nasceu em Angola, em 1978, e na segunda metade dos anos 90 mudou-se para Lisboa, com o objectivo de obter a melhor formação académica possível e regressar a Angola. No entanto esses dois desejos sofreram um desvio quando se viu com um mundo novo a revelar-se diante de si. A aventura poética iniciou-se nos finais de  1998, buscando novos caminhos para a música urbana feita em português – multiplicou-se em colaborações, criando cumplicidades artísticas com Sara Tavares, Sam The Kid, Type, entre outros. É através da palavra que este membro dos Buraka som Sistema se comunica através da crónica ‘Um dia qualquer’, publicada no jornal Público desde Janeiro de 2008, reunidas agora no seu livro.

O título do livro não foi uma escolha descurada, já que o motivo pelo qual Kalaf optou pela expressão ‘meninos de cor’ foi intencional. ‘Não escrevi um livro sobre raças, escrevi por achar que somos todos coloridos. Em suma, tudo o que a gente faz é sobre amor, busca, perda, encontro, desencontro, saudade. Todos esses sentimentos têm a ver com ideia de amor. Eu acho que é tipo oxigénio para respirarmos, para pensarmos, para sentirmos. Nesse sentido, eu sinto que esse conjunto de estórias, mais do que estórias, algumas ficcionadas, outras muito pessoais sobre a minha forma de estar no mundo’, conta o artista.

Crente num mundo plural, Kalaf acredita ‘num mundo diverso, num mundo onde a cor não é estigmatizada, onde a cor não é usada para ofender mas para unir’. Daí que no fundo o baptimo deste primeiro livro tenha sido uma provocação: não um livro de um menino de cor, mas um livro para meninos de cores.

Os alunos da Escola D. José I, vão assim, na próxima terça, poder colocar todas as questões e curiosidades sobre o livro e sobre o seu autor.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s