Crise: Inglaterra nacionaliza colégios privados

A crise é mais profunda do que se possa julgar. Estamos em crer que muitas familias em Lisboa estão já a enfrentar dificuldades a este nível….

“O Governo britânico propõe-se nacionalizar as escolas privadas afectadas pela crise económica.

Muitas famílias em dificuldades financeiras já começaram a retirar os seus filhos destes estabelecimentos de ensino, que agora se vêem a braços com uma redução das receitas, avança a «Rádio Renascença». Cinco escolas privadas já aderiram a este plano, que obriga ao fim das provas de acesso e das taxas de matrícula nos estabelecimentos, entre outras condições.” in Agência Financeira

4 thoughts on “Crise: Inglaterra nacionaliza colégios privados

  1. Concordo Ana. Segundo sei alguns colégios começam a sentir esta situação. Trata-se de uma situação que afecta em muito as familias e em particular as crianças com consequências tb para a escola pública. E com consequências tb a nível social pq a transferência para o Estado coloca a questão: que tipo de escola o Estado vai manter, quais os critérios que vai aplicar, etc

  2. Conheço dois casos de escolas privadas que foram financiadas pelo Estado pela simples razão da rede estatal não cobrir determinadas zonas geográficas.
    Esta http://www.ejaf.pt/ que frequentei quando tinha 9 anos e esta http://www.eccn.edu.pt/.
    Agora não sei qual é o seu estatuto.

    Nenhum dos casos seguia uma filosofia ou um modelo pedagógico específico.

    Devemos também ter consciência que se todas as crianças a viver na Alta frequentassem as escolas públicas aqui, não haveria vagas!

    O que fazer?!

    Continuo a achar que as escolas públicas em Portugal continuam a ser a melhor escolha para os meus filhos. Os professores têm melhor formação e na maioria dos casos mais experiência. Agora que os concursos são por 4 anos, a estabilidade dos quadros não é problema. As escolas já estão abertas das 8 às 7 para as famílias que não têm alternativas para os seus filhos. Há uma óptimo serviço de refeições, as instalações são na maioria aceitáveis e as actividades de enriquecimento curricular são excelentes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s